Blog da Planeta Mirim

Hoje vim defender o colo! Os recém nascidos vivenciam a exterogestação, "gestando fora do útero", eles tem muita necessidade em vivenciar experiências próximas àquelas as quais eles vivenciaram por 9 meses dentro do útero: calor, aconchego, segurança, ninar, saciedade da fome, sucção...

Para os recém nascidos, esse mundo novo é frio, estranho, barulhento, ele sente fome, sente a fralda molhada de xixi, cocô, sente-se desamparado e toma “susto” o tempo todo (reflexo de Moro).

Querer colo é mais que natural, é fisiológico, é essencial, é óbvio! Colo não estraga, não mima, não deixa o bebê mal acostumado.

Você já parou para pensar como em 1 ano seu bebê se transforma?

Ele nasce sem interação social, sem enxergar direito e completamente dependente do cuidador. Por volta de 1 ano de vida ele já anda, fala as primeiras palavras, entende cerca de 25% do que falamos e já da muitos sinais de independência.

Toda essa transformação acontece às custas de muita tempestade: os famosos saltos de desenvolvimento. São períodos de desenvolvimento neurológico onde o bebê passa a perceber coisas que antes não imaginava.